domingo, 30 de setembro de 2012

CATEGORIAS DE CABOS


       Existem cabos de cat 1 até cat 7. Como os cabos cat 5 são suficientes tanto para redes de 100 quanto de 1000 megabits, eles são os mais comuns e mais baratos. Os cabos são vendidos originalmente em caixas de 300 metros.

CATEGORIAS 1 e 2: 

       Estas duas categorias de cabos não são mais reconhecidas pela TIA (Telecommunications Industry Association), que é a responsável pela definição dos padrões de cabos. Elas foram usadas no passado em instalações telefônicas.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

PROTOCOLO DNS

       DNS (Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínios) é responsável por traduzir/converter um nome que nós escrevemos numa aplicação como "www.google.com.br" para isso se tornar um IP.

        Logo abaixo temos um passo a passo para entendermos melhor como funciona o DNS.

  • Ao colocar a URL no navegador. o domínio é enviado para servidores DNS para encontrar o endereço de IP do site. 
  • Os servidores DNS funcionam como grandes bancos de dados com os domínios e IPs correspondentes.
  • Os nomes do sites são divididos hierarquicamente: primeiro serão buscadas as terminações .net .com .gov etc. 
  • Após encontrar a correspondente passa-se a procurar nos subdomínios .ar .fr .br 
  • Encontrando a terminação completa, busca-se o dominio do site.
  • Depois de ter encontrado o IP, ele volta para o servidor central DNS que cria uma cópia.
  • E finalmente envia para o computador que mostra a página solicitada.   

  

Protocolo POP3 e SMTP: Para que serve? O que é ?

POP3

  É uma metodo simples e facil de entregar mensagens de e-mail, um servidor de correio POP3 recebe os e-mails e filtra para as pastas do usuário. Quando um usuário se conecta ao servidor de correio para recuperar o seu e-mail, as mensagens são baixadas do servidor de correio para o HD do usuário. A maioria dos servidores de correio utilizão o protocolo POP3, porque é simples e funcional.Com o POP3 voce pode fazer copias das mensagens no servidor de e-mail. 


SMTP

  È um conjunto de linhas de comunicação que permite enviar e-mails atravez da internet.

A maioria dos softwares de e-mail (Outlook,Gmail e Hotmail) foi projetado para usar SMTP como comunicação ao enviar e-mails, e só funciona para mensagens enviadas.
Um dos objetivos do SMTP é a criação de regras de comunicação entre servidores.
Uma vantagem do SMTP são confiabilidade e simplicidade. É fácil de configurar o software que usa as regras de comunicação SMTP. Mensagens que chegam a um destinatário, ou se houver uma mensagem de erro, ele explica por que isso é possivel. 



 

ENDEREÇO DE IP / MASCARA / GATEWAY

IP


       O endereçamento de ip é uma indentificação do dispositivo que pode ser um computador uma impressora ou seja um dispositivo que precise se conectar a outro dispositivo na rede que pode ser local ou publica.
       Cada dispositivo (Computador) tem seu ip de rede local e tem seu ip fixo da intenert onde é seu unico meio de se comunicar com a intenert. este ip fixo da intenert não pode ser igual para outro dispositivo ou seja cada dispositivo tem seu proprio endereeço ip de internet.


PROTOCOLO DHCP

O que é? para que serve?     


      DHCP é um protocolo de configuração dinâmica de endereços de rede, que permite que todas as maquinas de uma rede recebam suas configurações automaticamente, sendo assim você não precisa configurar maquina por maquina.


como funciona?

existe 3 tipos de funcionamento: Automática, Dinamica, e manual.

Automática: Neste modo, uma determinada quantidade de endereços IP é definida para ser usada na rede, por exemplo, de 192.168.0.1 a 192.168.0.50. Assim, quando um computador fizer uma solicitação de inclusão na rede, um dos endereços IPs em desuso é oferecido a ele.

Dinâmica: Este modo é muito semelhante ao automático, exceto no fato de que a conexão à rede é feita por um tempo pré-determinado. Por exemplo, somente uma máquina poderá ficar conectada por no máximo 2 horas.

Manual: este tipo funciona da seguinte forma: cada placa de rede possui um parâmetro exclusivo conhecido por MAC. Trata-se de uma seqüência numérica que funciona como um recurso para identificar placas de rede. Como esse valor é único, o administrador pode reservar um endereço IP para o computador que possui um determinado valor de MAC. Assim, só este computador utilizará o IP em questão. Esse recurso é interessante para quando é necessário que o computador tenha um endereço IP fixo, ou seja, que não muda a cada conexão.

sábado, 15 de setembro de 2012

CABEAMENTO ESTRUTURADO


         O sistema de cabeamento estruturado foi construído para permitir o tráfego de todos os tipos de sinais elétricos (áudio, vídeo ou dados de telefonia). Esse sistema baseia-se na padronização de interfaces e meios de transmissão, de maneira que o cabeamento seja independente ao design do ambiente. Ele permite mudanças, manutenções e implementações de maneira bastante rápida, segura, eficiente e controlada.

           

         Um Sistema de Cabeamento Estruturado EIA/TIA 568A é formado por sete subsistemas.
1 - Entrada do Edifício
2 - Sala de Equipamentos
3 - Cabeação Backbone
4 - Armário de Telecomunicações
5 - Cabeação Horizontal
6 - Área de Trabalho
7 - Norma 606 "Administração do Sistema"
           
       Além dos switches, um equipamento muito usado no armário de telecomunicações é o patch panel, ou painel de conexão. Ele é um intermediário entre as tomadas de parede e outros pontos de conexão e os switches da rede. Os cabos vindos dos pontos individuais são numerados e instalados em portas correspondentes do patch panel e as portas utilizadas são então ligadas aos switches. Além de melhorarem a organização dos cabos, os patch panels permitem que você utilize um número muito maior de pontos de rede do que portas nos switches.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

REDES WIRELESS


O que é?



       Uma rede Wireless é uma rede de internet e transporte de dados sem cabos, ou seja, a informação é enviada através de ondas parecidas com as ondas de radio. Estas redes wireless são chamadas de WLAN’s. As WLAN’s então cada dia mais populares principalmente em locais públicos em que os usuários não podem estar utilizando muito transporte de dados por cabos assim é instalada uma WLAN onde a maioria dos aparelhos pode se conectar. Com o avanço das tecnologias foram criados os tablets e celulares com acesso a internet Wi-fi.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

COMO CRIMPAR CABOS CORRETAMENTE


   Aqui vai um tutorial básico de como crimpar cabos de redes. Segue abaixo os materiais necessários



-Alicate de crimpagem







-Conectores RJ-45






-Cabo de Rede






  


       



Primeiro passo: Usa o alicate de crimpagem para retirar a proteção ou a capa do cabo, não recomendo usar estilete ou outro tipo de ferramente, por que o alicate vem com uma lamina especifica para esse trabalho, corte as duas pontas do cabo, usa uma medida de 3 dedos.

       Segundo passo: Depois de ter retirado as duas parte do cabo, você vai encontrar diferente cabos de diversas cores, essa é uma das partes mais importantes de crimpagem de cabos, siga a imagem abaixo a ordem de como deixar os cabos. 

1º Branco-Verde

2º Verde
3º Branco-Laranja
4º Azul
5º Branco-Azul
6º Laranja
7º Branco-Marrom
8º Marrom

Aqui esta a sequencia usadas em um cabo normal.

       Terceiro passo: Depois de ser arrumado os cabos nessa sequencia, pede o conector RJ-45 e tende encachar, mais preste bastante atenção pra nem um dos cabos sair da ordem, depois use o seu alicate de crimpagem, como mostra na figura ao lado.

certifique-se que o cabo esta bem firme, faço isso com as 2 pontas, e pronto seu cabo estra pronto. 

A INTERNET

ORIGEM DA INTERNET


       No auge da guerra fria, o departamento de defesa dos estados unidos concebeu a ARPA – Advanced Research Projects Agency. Sua função era liberar as pesquisas de ciência e tecnologia aplicáveis ás forças armadas.
       Assim em 1969, foi criada a ARPANET- Arpa Network e em outubro do mesmo ano foi enviada a primeira mensagem remotamente, inaugurando na pratica suas atividades. Em 1971 surgiu o modelo experimental do email, ampliando a utilidade da rede. Já em 1973 foram criadas as primeiras conexões internacionais, interligando computadores na Inglaterra e na Noruega.