O sistema de cabeamento estruturado foi construído para permitir o tráfego de todos os tipos de sinais elétricos (áudio, vídeo ou dados de telefonia). Esse sistema baseia-se na padronização de interfaces e meios de transmissão, de maneira que o cabeamento seja independente ao design do ambiente. Ele permite mudanças, manutenções e implementações de maneira bastante rápida, segura, eficiente e controlada.
Um Sistema de Cabeamento Estruturado EIA/TIA 568A é formado por sete subsistemas.
1 - Entrada do Edifício
2 - Sala de Equipamentos
3 - Cabeação Backbone
4 - Armário de Telecomunicações
5 - Cabeação Horizontal
6 - Área de Trabalho
7 - Norma 606 "Administração do Sistema"
Além dos switches, um equipamento muito usado no armário de telecomunicações é o patch panel, ou painel de conexão. Ele é um intermediário entre as tomadas de parede e outros pontos de conexão e os switches da rede. Os cabos vindos dos pontos individuais são numerados e instalados em portas correspondentes do patch panel e as portas utilizadas são então ligadas aos switches. Além de melhorarem a organização dos cabos, os patch panels permitem que você utilize um número muito maior de pontos de rede do que portas nos switches.
Muito interessante o artigo. Sempre tenho curiosidade em procurar artigos em relação a redes e cabeamento. Na verdade preciso de um curso de especialização em cabeamento estruturado, já que possuo noções de redes necessito de um curso para que eu possa aprimorar, alguns amigos do trabalho me indicaram o curso adv www.cursoadv.com.br, alguem poderia me dar referencias???
ResponderExcluirvou passar o link desse site pro nosso grupo, pode?
ResponderExcluirhttp://www.escolatecnicarj.com.br
Obrigado!